quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Espaço e Foco


Desde a semana passada, dia 26 de Novembro de 2009, a Alysson Amancio Companhia de dança estar em Temporada no Teatro Municipal Marquise Branca com o Espetáculo "BR 116", Participando de um Projeto "Venha ao meu Teatro" promovido pela Secretária de Cultura do municipio de juazeiro do Norte. Aproveitando as extremas limitações do equipamento, tecnicas e espacial, resolvi me ausentar da Cena e apresentar os espetáculo apenas com os bailarinos. A principio fiquei extremamente ansioso, pois desde o inicio da Fundação da Companhia sempre dirigei a atuei ao mesmo tempo, nunca estive do lado de fora, sobretudo em uma temporada de duas semanas, porém fiquei muito feliz em ver a minha trupe de interpretes sozinhos, dançando, compondo e resolvendo os problemas circusntaciais que sempre surgem a cada apresentação, assim como poder ver com olhar de fora, como o do "publico" e perceber o que funciona bem coreograficamente e o que pode ser amadurecido.
Na verdade, eu amo dançar, ser um interprete e poder utilizar o meu Corpo como um possivel Objeto da Arte, entretanto sinto cada vez mais a importancia desde distanciamento da Cena como interprete, mesmo sentido que eu nunca estava num estado de relaxamento, mesmo nas coxias, mesmo em cena contracenando com os colegas, o olhar do diretor e coreografo era sempre mais aguçado, dançava, danço pensando na Luz, no volume do som, na sincronia das pegadas e marcações da cena, no feedback do público, na respiração Uníssona do elenco, enfim é um furacão de pensamentos e preocupações e ações conectadas na tentativa de sempre apresentar o melhor resultado do Processo para o publico.
A pesquisadora Helena Katz no Artigo "Visto de Entrada e controle de passaporte da Dança Brasileira" fala a seguinte frase " O Fato da dança acontecer no Corpo não habilita qualquer um que tenha um corpo a falar em seu nome". Acredito mesmo que Para Ser um PROFISSIONAL da Dança, seja professor, bailarino, coreografo ou diretor, é preciso estar antenado o tempo inteiro, é preciso olhar para todos lados, dentro, fora, perto e longe, é preciso estar integrado às outras areas do saber cientifico,
é preciso aprender a observar o mundo em todas as óticas, olhar para o outro com uma eterna curiosidade e principalmente estar aberto para a metamorfose, pois a Dança assim como o planeta em sua rotação e translação, assim como o Corpo com suas veias e arterias, levando e trazendo sangue, estar sempre mudando e em movimento.
Todo Dia é um novo dia para aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário